A anti-democratização da internet

Todos comentam e julgam o avanço da internet, principalmente a partir da chegada da web 2.0, como proveitoso e inovador. Bom, quase todos, claro que nada é unanime e sempre tem alguém contra.

Se dependesse do autor norte-americano Andrew Keen, nós ainda estaríamos vivendo na era das cavernas. Keen, em seu livro “O Culto do Amador”, faz duras criticas a nova internet, ou a internet em geral. Em contradição ao livro “A Cauda Longa” de Chris Anderson, Keen diz que a democratização da internet prejudica quem realmente tem talento, como por exemplo alguns músicos ou gravadoras, que estão falindo pela constante onda de piratização encontrada na internet.

Ele cita como exemplo também as notícias, expondo a enciclopédia livre Wikipedia, espaço onde qualquer usuário que fizer um login no site pode alterar as informações contidas nele. A Wikipedia chegou a ser o terceiro site mais visitado do mundo. Isso acaba prejudicando jornalistas formados que dão duro pra descobrirem informações precisas que acabam sendo esquecidas por causa desses sites de noticias colaborativas em que qualquer um pode inventar uma história crível sobre alguém e ser realmente acreditado.

Andrew Keen não consegue aceitar que os gostos e as preferências dele não são generalizadas, e sim pessoais. As reclamações sobre músicas e bandas amadoras, sites de notícias colaborativas, blogs pessoais, vídeos pessoais ou amadores são constantes. O autor é totalmente contra a democratização da internet, que permite uma maior interação das pessoas com o mundo, o que facilita até mesmo a auto promoção, também criticada por Keen.

Vale destacar também o racismo do autor, comparando tudo que não é de agrado dele a “macacos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s