Nicholas Carr e as mídias elétricas

Senti falta do meu antigo cérebro

A chegada da internet e das novas formas de mídia não foram só para acrescentarem a história, mas sim, para fazer uma nova história. Nicholas Carr, em seu livro “The Shallows”, comparou a chegada das novas mídias, com a chegada da imprensa de Gutemberg. Para ele, as pessoas tinham hábitos e formas de vida definidas, até que Gutemberg apresentou a imprensa a elas, e gradativamente, elas foram adaptando seus costumes e rotinas há aquela invenção, para posteriormente, tudo girar em torno dela.

Com as novas mídias não foi diferente, e por novas mídias entende-se DVD’s, Telefones, Computadores, Televisões, Rádios etc. Carr chamou de “mídias elétricas do século XX”. Após Gutemberg, as pessoas tinham hábitos de sentarem e passarem horas e horas mergulhadas em profundas linhas de texto, estudando-os ou somente deliciando-os, costumavam também visitar bibliotecas ou lerem jornais tomando café da manhã.

Nicholas Carr afirma que um dos principais defeitos de quem se apossou da internet e das “mídias elétricas do século XX” é a falta de concentração. Como na rede conectada, o conteúdo jorra, você passa a não conseguir se concentrar em uma coisa fixa por muito tempo, sempre querendo ir para outro site, ler outras coisas, fazer outras coisas, jogar outros jogos, enfim, obter novos conhecimentos. Em conversa com outros escritores e intelectuais de seu tempo, Carr constatou e provou o problema, não era só com ele, isso que estava acontecendo era um processo inevitável ocasionado pelo mundo que é a internet.

Mas o autor apontou muito mais benefícios do que problemas, na vida dele, o computador e a internet foram um divisor de águas, para melhor. Tudo começou a se tornar mais prático e rápido. Aos poucos, ele foi deixando os seus velhos costumes e adaptando-os aos novos.

Com o passar do tempo, Carr foi se sentindo cada vez mais dependente daquelas máquinas, como se não conseguisse passar muito tempo sem elas, um sistema de dominação das máquinas sobre ele. Esses são os novos costumes da humanidade, que a cada dia que passa está mais conectada e dependente da internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s